Páginas

16 de fev. de 2012

Qualidade em Educação...

          Não há como obter grandes resultados sem uma boa equipe de trabalho. Os resultados de um bom trabalho sempre serão objetivados pelo empenho e dedicação de um bom grupo. Neste aspecto os componentes da equipe devem saber exatamente o que fazer e quando realizar.
          Mas qual seria a formula para composição de uma equipe vencedora? Uma equipe composta com pessoas experientes, ou uma equipe com novos profissionais para que seja adotada uma metodologia própria de trabalho. Esta dúvida muitas vezes pode permear para quem tem o propósito de formar um grupo forte. Um grupo muito experiente pode conter além da experiência adquirida com o tempo, vícios de trabalho e de conduta que podem colocar em risco o desempenho da equipe, bem como uma equipe inexperiente pode colocar em cheque o papel da equipe pela falta de vivencia com os assuntos correlatos a área de atuação. Então qual é a melhor solução?
          A solução pode estar na composição de um grupo misto, onde haja pessoas com diferentes níveis de experiência agregada. O que é fato é que, quando bem gerido qualquer grupo pode chegar a um bom resultado. O importante e deixar claro o papel de cada um dentro do contexto do trabalho.
          Um importante ponto é a valorização das pessoas, isto as torna mais produtivas e participativas para as atividades de trabalho, neste aspecto é muito importante à retro-alimentação de informações, ou também chamado de feedback. È preciso saber onde é preciso melhorar, onde se acertou, onde ha necessidade de maior esforço.
          Entre os segredos de montar uma equipe vencedora estão na observação de fatores importantes que seguem abaixo:
  • Identidade com o trabalho
  • Entender o propósito das ações que serão tomadas
  • Transparências nas ações
  • Empenho coletivo
  • Trabalho em equipe
  • Senso do dever cumprido 
          E foi assim que conseguimos ganhar o PRÊMIO ANUAL DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO


PARABÉNS EQUIPE CÉLIA ALENCAR!!!!