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31 de mar. de 2013

ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DIA-A-DIA NA CRECHE


MAS...AFINAL: O QUE É ROTINA?

E na Educação Infantil?



O que fazemos na Creche?

Participamos de Oficina de Teatro

Pintamos o Sete!





Dançamos 
                                                 


  Brincamos







Comemos a comidinha deliciosa das tias Maria e Mariza!


Dormimos...zzzzzzzzz



                                            Criamos, fantasiamos, produzimos muitas coisas legais!
                                                                         Aprendemos!








DIA MUNDIAL DA ÁGUA



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Nós também estamos juntos nessa consciência ambiental!




Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


O incentivo a boa alimentação deve ocorrer desde a infância. É neste período de descoberta que devemos introduzir alimentos nutritivos e saudáveis as nossas crianças.

Na creche nosso cardápio foi cuidadosamente elaborado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias, onde é composto por 4 semanas diferentes, representadas pelas letras A,B,C e D.
Os cardápios ficam permanentemente expostos para o acompanhamento dos responsáveis.
São quatro refeições diárias (desjejum, almoço, lanche, janta), onde incentivamos o consumo de leite, frutas, legumes, verduras e proteínas.

 "Comer, comer...é o melhor para poder crescer!"

Foi pensando nisso que nós da Creche lançamos a Campanha por uma alimentação mais saudável.
De forma lúdica introduzimos essa temática com as crianças!











_ OFICINA DE TEATRO COM A TURMA E.I 31 DENTRO DESSA TEMÁTICA

Apresentado para todos os alunos da Creche
















Os 10 passos para uma alimentação saudável na infância
mae_e_filhaPASSO 1- Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou        qualquer outro alimento.
PASSO 2- A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
PASSO 3- A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais ,tubérculos, carnes,  frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada.
PASSO 4- A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.
PASSO 5- A alimentação deve ser espessa desde o início e oferecida de colher, começar com consistência pastosa ( papas\ purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.
PASSO 6- Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
PASSO 7- Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
PASSO 8- Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
PASSO 9- Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
PASSO 10-Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.

PARA SABER MAIS!!!

PEDIATRA FALA SOBRE A IMPORTANCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!
ACESSE O LINK ABAIXO E VEJA A ENTREVISTA!