Páginas

23 de set. de 2011

Formando futuros leitores...


          É comum vermos cantinhos de leitura nas escolas, com a intenção de proporcionar aos alunos o hábito da leitura, bem como oferecer livros de qualidade. Estes são montados com uma prateleira de livros, um tapete e alguns almofadões dispostos, criando um clima de tranquilidade.
         Porém esse espaço não deve apenas ficar delegado ao gosto do aluno, mas também à intencionalidade do professor, à proposta pedagógica da escola, que são pontes entre o estudante e o conhecimento.
        A simples montagem desses cantinhos não garante o interesse dos alunos pela leitura, nem a formação de leitores assíduos.
        É interessante que o professor repense a prática dessa atividade, percebendo os aspectos mais importantes para se criar o gosto pelo ato de ler. Deve pensar e refletir sobre que tipo de leitor se pretende formar, se os livros ali dispostos são do interesse dos alunos, como será a avaliação daquele momento e etc. Partindo desse pressuposto, nossa Creche faz empréstimo de livros às famílias dos alunos, mantém um projeto chamado Cestinha que roda... roda onde acontece rodízios de livros entre as salas. Nesta semana o Maternal II criou livros. Isso mesmo, livros!!! Produção textual coletiva com registro feito pelas Professoras e ilustrações feitas pelos alunos. Orgulhosos eles apresentaram seus livros aos alunos das turmas de Maternal I.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário