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8 de fev. de 2013

Semana de Acolhimento



A Creche Municipal Célia Alencar é uma instituição educacional onde a criança tem direito à brincadeira, ao afeto, ao ambiente seguro e desafiante, à higiene, à saúde e à alimentação saudável, ao desenvolvimento das suas capacidades físicas, cognitivas e não cognitivas , emocionais e sociais, à convivência social, à expressão de sentimentos e ao desenvolvimento de sua identidade. Buscamos proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e estimulador que assegure:


 Construção de conhecimentos, tendo em vista o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e competências.

 Construção da autonomia, com tomada de decisões baseadas nos valores vividos.

 Contribuir para que sua interação e convivência na sociedade sejam marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.




PROCESSO DE ADAPTAÇÃO

          Período da adaptação é o tempo de conhecer e estabelecer um vinculo afetivo com novo ambiente, as educadoras, os amigos e a rotina. Só depois de estabelecido este vinculo é que a criança se sentirá segura e tranquila. Tanto as crianças quanto seus pais reagem de forma diferente para diferentes situações.

          Compreendendo estas diferenças, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro propõe um período de adaptação (06 a 10 de fevereiro), onde, com tranqüilidade, sem pressa e sem rigidez de esquemas, a criança e sua família podem ultrapassar este delicado momento que muitas vezes é o primeiro momento, vivido pela criança, de separação de seus pais.

          Algumas vezes a criança em período de adaptação apresenta algumas modificações em seus hábitos, como: dificuldade no sono, certa irritabilidade, isso porque sua entrada na creche é vivida, no inicio, com grande apreensão, pois sempre há, no fundo, o medo de que os pais abandonem. Apesar disso, a criança fica também muito feliz em experimentar novos materiais, conhecer outras crianças e participar de brincadeiras diferentes. 

Desta forma, trabalhando em conjunto sempre com muita atenção e carinho, a creche e a família conseguem superar este momento, podendo depois observar a criança feliz, interagindo em seu novo círculo de relações. 


O QUE POSSO FAZER PARA MELHOR ADAPTAÇÃO DO MEU FILHO 
 Mesmo pequena, a criança normalmente entende tudo o que lhe é falado. É importante conversar sobre o que vai acontecer, passando sempre tranqüilidade e assegurando à criança onde estará e o que fará em cada momento da adaptação.

 Proporcionar manter a freqüência à creche, principalmente nos primeiros dias, de forma a não interromper o processo, além de evitar atrasos tanto na hora da entrada quanto da saída também são muito importantes.

 É recomendável que a criança, na medida do possível e de sua fase de desenvolvimento, chegue a creche andando e de mãos dadas com sua mãe, pois na maioria das vezes, esta postura na chegada facilita que a criança se solte do adulto que a trouxe e acompanhe a educadora em alguma atividade. 


REFEIÇÕES NA CRECHE
          As refeições são elaboradas por cozinheiras capacitadas e a partir de cardápio organizado pelo Instituto de Nutrição do Município.  A nutricionista organiza cardápios de acordo com a faixa etária, ressaltando as particularidades de alguma criança em especial, oferecendo diariamente frutas variadas, verduras e legumes. Tudo isto, levando em conta também o valor nutricional dos alimentos oferecidos em cada refeição, de forma a obter uma alimentação saudável e balanceada.Trabalhamos para que cada criança perceba e tome consciência da função dos alimentos no organismo, dando assim maior valor às refeições que são estimuladas através de vários recursos tais como: conversas, histórias, músicas infantis, entre outros. Também faz parte dos nossos objetivos na alimentação que a criança adquira bons hábitos à mesa, utilizando adequadamente o talher e tendo oportunidade de experimentar alimentos novos e diferentes. As crianças são estimuladas desde bem cedo a alimentarem-se sozinhas, porem sempre que necessário as educadoras procuram auxiliá-las. 

ESCOVAR OS DENTES
O hábito inicia-se desde o Maternal I sempre após as refeições.

Temos parceria com o Dente Escola, onde o dentista do Posto de Saúde faz visitas regularmente.

DESFRALDAMENTO (retirada da fralda): 

        Iniciamos o desfraldamento  quando as criança já demonstrarem estar prontas para que isto aconteça. Avisaremos as famílias quando formos iniciar o projeto DANDO TCHAU PARA AS FRALDINHAS, para que possam também começar em casa. 




       Toda equipe da Creche Municipal Célia Alencar estará a disposição para ajudá-lo, auxiliando nas eventuais dificuldades e dando esclarecimento em qualquer necessidade.

2 comentários:

  1. Não deixem de dar uma passadinha no Rioeduca e conferir a postagem da C.M. Célia Alencar!
    Um abraço,

    Neilda

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  2. http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=3250

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